Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cacuso abre portas para o investimento privado

     Economia              
  • Malanje • Sexta, 13 Dezembro de 2024 | 20h16

Malanje-O primeiro Fórum sobre desenvolvimento sustentável do município de Cacuso aconteceu hoje, sexta-feira, na circunscrição, visando o estabelecimento de parcerias público-privadas para a captação de investimentos nos vários domínios, sobretudo económico e social.

O evento que decorreu sob o lema “Cacuso uma Oportunidade para Impulsionar o Desenvolvimento Sustentável Local”, juntou empresários, empreendeores juvenis, representantes do sector público e da sociedade civil, entre outros convidados.

 

Na abertura do evento, o vice-governador de Malanje para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Duarte Ginga, considerou que o evento constitui um momento significativo para Cacuso, rumo ao crescimento e desenvolvimento da região.

 

Duarte Ginga realçou a diversidade de ideias e experiências que reúnem os investidores e empreendedores como factores que devem se reflectir em acções futuras que ajudam a desenvolver a região, face aos recursos naturais abundantes e empresas macros capazes de gerar empregos e rendas, que Cacuso possui.

 

Afirmou ainda que para se transformar as potencialidades em realidade, urge a criação de um ambiente favorável de negócios e garantir confiança dos investidores nas políticas de investimentos e nas Infra-estruturas.

 

“ Estamos a melhorar as infra-estruturas, com destaque para as estradas e de reforço de fornecimento de água e energia, bem como a eliminação dos processos burocráticos, para atrair investidores”, frisou.

 

Por sua vez, o administrador municipal de Cacuso, Manuel Van-dúnem apelou aos empresários a desenvolver negócios na localidade, pois o município oferece condições e está aberto para receber qualquer tipo de investimento.

 

Apontou como uma das prioridades da Administração, melhorar a malha rodoviária do município e a criação de condições para o fomento do turismo e do ambiente, com vista ao fortalecermos da cadeia produtiva.

 

O Fórum culminou com a divulgação das potencialidades económicas e turísticas de Cacuso e abordagens sobre a morfologia interna do município, gestão urbana local, tratamento de resíduos sólidos, metodologia de implementação de projectos Infra-estruturais para a expansão urbana, o desafio da educação para o desenvolvimento de Cacuso, entre outras.

 

O município de Cacuso conta com uma população estimada em mais de 100 mil habitantes, na sua maioria camponesa e compreende as comunas de Lombe, Quizenga, Soqueco e Pungo-andongo. RM/NC

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+