Cacuaco – O primeiro Centro de Tecnologia e Tratamento de Dados (Data Center) de Angola começa a ser construído neste mês de Setembro, no município de Cacuaco, em Luanda, numa iniciativa do Grupo Raxio Data Centre Panafricano.
O anúncio foi feito esta quarta-feira, em Luanda, pelo oficial executivo do Grupo Raxio, Robert Mullins, durante o acto de lançamento da primeira pedra para o início da construção da respectiva infra-estrutura.
A implementação do centro, avaliado em cerca de 20 milhões de dólares norte-americanos, é a sétima infra-estrutura do género a ser construída em África, depois da Côte d´Ivoire, República do Congo, Ethipia, Moçambique, Tanzânia e Uganda.
Em declarações à imprensa, após o acto de lançamento da primeira pedra, Robert Mullins realçou que a edificação do empreendimento em Angola, com duração de um ano, contempla a expansão e duplicação da capacidade do centro no país.
Sublinhou que a empreitada permitirá criar novos postos de trabalho, quer na fase de construção, quer na operacional, que vai contar com técnicos experientes para dar apoio aos trabalhadores locais.
Segundo o responsável, 100 por cento da mão-de-obra do Data Center será local, para além de criar empregos indirectos.
Na ocasião, o oficial do Grupo Raxio referiu que os potenciais clientes iniciais a beneficiarem dos serviços do Centro são os operadores de conectividade e grandes empresas, como financeiras, utilizadores de equipamentos informáticos e provedores de conteúdos e serviços locais ou internacionais.
Por outro lado, o administrador distrital de Cacuaco, Adão Valentim, enalteceu as valências da implantação do empreendimento no município, tendo destacado a criação de empregos para os jovens.
O acto de lançamento da primeira pedra contou com a presença de autoridades tradicionais, funcionários do referido grupo empresarial e representantes das embaixadas dos Estados Unidos da América e da França, entre outras individualidades. SEC/QCB/BA