Cachiungo - Os municípios do Cachiungo, na província do Huambo, e do Chinguar, no Bié, estão oficialmente desde este sábado, interligados à rede eléctrica nacional, no quadro do projecto de transição energética do país.
As redes eléctricas foram inauguradas pelo ministro da Energia e Águas, João Baptista Borges, na presença dos governadores das províncias do Huambo, Pereira Alfredo, e do Bié, Celeste Adolfo.
Antes deste investimento do Governo angolano, o fornecimento de energia às duas localidades dependia de geradores e de centrais térmicas, cuja capacidade instalada era insuficiente para atender a demanda.
Para a interligação das duas localidades foram construídas, desde Janeiro último, uma subestação de 220/30 kilovolt, com potência instalada de 20 megavolt ampere, bem como lançados 30 quilómetros de cabo da rede de distribuição de média tensão.
Foram instalados 15 postos de transformação de 160 a 30/0,4 kilovolt-ampere, lançados 30 quilómetros de cabo da rede de distribuição de baixa tensão, para além de 600 novos pontos de iluminação pública e realizadas mil 600 novas ligações domiciliares.
A iniciativa vai poupar, anualmente, ao Estado angolano cerca 380 milhões de Kwanzas, sendo 270 milhões na aquisição de um milhão 550 mil litros de combustível fóssil e KZ 110 milhões em despesas administrativas.
A ligação destas localidades à Rede Eléctrica Nacional vai impulsionar o desenvolvimento social e económico e fortalecer os serviços essenciais, como a saúde, indústria e a educação, assim como estimular o empreendedorismo local.
A electrificação e a ligação à rede eléctrica nacional do Cachiungo e do Chinguar constituem um marco técnico e símbolo de progresso e determinação, que reafirma o propósito do Governo angolano na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo, segundo considerações de especialistas.
Para além do município do Cachiungo, na província do Huambo, estão interligados à Rede Eléctrica Nacional, o Bailundo, Caála, Ecunha e Huambo, assim como a comuna da Calima, faltando a Chicala-Cholohanga, Chinjenje, Londuimbali, Longonjo, Mungo e Ucuma. ZZN/ALH