Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Cabo Verde quer ligação aérea com Angola

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 08 Fevereiro de 2024 | 20h52
Embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais
Embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais
Nelson Malamba - ANGOP

Luanda - O embaixador de Cabo Verde em Angola, Júlio Morais, manifestou esta quinta-feira, em Luanda, o interesse do seu país em retomar,  o mais breve possível, a linha aérea directa que já existia com Angola.

Júlio Morais adiantou que esta retoma terá que ser um voo rentável, na qual os dois Governos já acordam neste sentido e as operadoras estão a trabalhar para efectuar estudos de mercado.

"É uma linha que terá que ter escala no continente, portanto estão a estudar a viabilidade disso, mas penso que certamente esse ano teremos boas novidades", acrescentou.

Falando à imprensa no final do lançamento do canal televisivo  cabo-verdiano em Angola, Televisão África (TVA), a funcionar na tv por satélite ZAP, ressaltou a intenção iniciar o projecto ligado ao agronegócio, tendo em conta os sete (7) mil hectares dados como concepção em Angola.

Segundo o embaixador, estes projectos estratégicos fazem parte dos desafios de incutir um conteúdo económico que dê sustentabilidade às boas relações que já existem entre os dois países, uma vez que já há investimentos angolanos em Cabo Verde, faltando apenas ter negócios cabo-verdianos em Angola. 

Referiu que as trocas comerciais entre os dois países estão praticamente nulas, pela falta de conectividade aérea e marítima directa, apesar do interesse dos agentes económicos e das empresas.

Disse que deve ser criada "massa crítica" que seja viabilizada por conectividade directa, na qual estão a trabalhar, pelo que acredita que neste ano haverá resultados palpáveis.

Adiantou estarem ainda a trabalhar em cooperação directas entre municípios que, sem avançar os nomes, disse haver já duas províncias angolanas, em diálogo directo,  com municípios cabo-verdianos para estabelecimento de geminações.

O responsável apontou, por outro lado, haver também duas intenções de negócios angolanos em Cabo Verde, ligados aos sectores financeiros e energia.

Segundo dados, a formalização das relações político- diplomáticas entre Angola e Cabo Verde ocorreu a 30 de Agosto de 1977.

Os dois países assinaram uma série de acordos bilaterais, com destaque para Tratado de Extradição em 2010, cooperação em Defesa em 2013, isenção de visto para passaportes comuns de cidadãos de ambos países em 2018, o de evitar a dupla tributação e de turismo em 2019, e de promoção e protecção mútua de investimento em 2020.

Angola e Cabo Verde mantêm relações de cooperação nos domínios da Educação, Defesa, Segurança, Transporte, Saúde e Comércio. SJ/AC


  

 


 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+