Vice-governador afirmou de transparente sorteio dos 70 apartamentos

     Economia           
  • Cabinda     Terça, 14 Novembro De 2023    15h41  
Edificios da nova Centralidade da Provincia de Cabinda Pitra Petroff
Edificios da nova Centralidade da Provincia de Cabinda Pitra Petroff
Pedro Joao-ANGOP

Cabinda – O vice-governador de Cabinda para o Sector Político e Social, Miguel dos Santos Oliveira, afirmou que o sorteio realizado, segunda-feira, no Estádio do Tafe, sobre os setenta (70) apartamentos reservados ao público, concluídos da primeira fase na Centralidade Santana André Pitra “Petrof”, decorreu num ambiente de transparência e calmo.

O processo foi repartido em 4 modalidades, sendo um (1) apartamento para pronto pagamento há 100%, cinco (5) para pronto pagamento a 50%, vinte e dois (22) para arrendamento e 42 para a renda resolúvel.

Os sorteados agradeceram a forma organizada que decorreu o processo, desde as inscrições no Pavilhão Multiusos, até ao sorteio final, testemunhado por membros da comissão, integrada por entidades eclesiásticas e autoridades tradicionais.

Para o coordenador da comissão de gestão da centralidade, Manuel Guilherme, o sorteio foi realizado de forma justa e transparente.

Concorreram para esta primeira fase,  5 mil 522 candidatos dos quais 12 candidatos concorreram para um apartamentos de pronto pagamento há 100%, 84 para cinco apartamentos a pronto pagamento há 50%, 486 candidatos para 22 apartamento de arrendamento e 4 mil 940 candidatos para 42 apartamentos de renda resolúvel.

Além dos 70 apartamentos, disponibilizados para esse concurso que terminou, o Estado distribuiu 424 apartamentos para vários sectores da função pública e empresas, perfazendo assim um total de 494 residências prontas para habitação na Centralidade Santana André Pitra ´´Petrof´´.

A referida centralidade foi concebida para três mil apartamentos e foram concluídas, na primeira fase, 494 entregues ao Governo da província em Agosto último. O projecto será concluído em seis fases, até a sua conclusão, numa área de 61 hectares.

A centralidade conta com uma escola primária, um instituto técnico-profissional, uma quadra desportiva e um posto policial.

Conta com habitações de uso colectivo de até quatro pisos, zonas comerciais, equipamentos sociais, centros infantis, jardins-de-infância para além de um centro de saúde de referencia que está a ser apetrechado.

Localiza-se a 25 quilómetros a norte da cidade de Cabinda, onde se prevê a ocupação de 18 mil habitantes.ING/PL/AC





+