Cabinda - Oitenta e cinco mil litros de gasóleo, que se destinavam à vizinha República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos por contrabando pelas autoridades policiais, na comuna de Dinge, município de Cacongo, cerca de 66 km a Norte de Cabinda.
O produto foi encontrado camuflado num Posto de revenda de petróleo iluminante das Organizações HL.Costa, localizado na aldeia de Vosso Fuila, Comuna de Dinge, acondicionados em tanques e bidões de plástico de 1/25 litros dentro de um quintal, sendo essa mais uma das formas de actuação dos contrabandistas de derivados de crude.
Uma nota do Gabinete de Comunicação Institucional e Imprensa da Delegação do Ministério do Interior em Cabinda, a que a ANGOP teve acesso hoje, indica que os factos ocorreram sábado, último, através de denúncias de populares, tendo culminado com a apreensão do produto e dos seus protagonistas.
O documento da Polícia, que cita o porta-voz dos Serviços de Investigação Criminal (SIC) em Cabinda, Rodrigues Ambrósio, esclarece que as Organizações HL.Costa, com licença de comercialização única e exclusiva a de petróleo iluminante para as comunidades de Dinge e Beira-Nova, não têm o direito de comercializar gasóleo ou gasolina.
Realça ainda que o proprietário da empresa tem se aproveitado da licença de revenda de petróleo iluminante para contrabandear gasóleo e gasolina para a RDC, através da fronteira fluvial da Beira-Nova.
As quantidades apreendidas foram encaminhadas para a Procuradoria-Geral da Republica (PGR) para o cumprimento dos trâmites legais.
O tráfico ilegal de combustível em Cabinda tem aumentado significativamente devido às constantes variações do “modus operandi” dos seus protagonistas, ludibriando as autoridades de combate a esse crime económico, aproveitando a vasta fronteira terrestre e fluvial que a província tem com as vizinhas repúblicas do Congo Brazzaville da RDC.