Secretário de Estado recomenda estudos sobre cabotagem nacional

     Economia           
  • Cabinda     Sexta, 12 Abril De 2024    23h53  
Secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário,Rui Carreira
Secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário,Rui Carreira
João Cuti-ANGOP

Cabinda – O secretário de Estado para os sectores da Aviação Civil, Marítimo e Portuário, Rui Carreira, advogou, esta sexta-feira, em Cabinda, a necessidade de se concluir os estudos sobre a cabotagem nacional, para se aferir os investimentos necessários em termos de equipamentos, meios e infra-estruturas.

Ao discursar na cerimónia de encerramento da 5ª Mesa Redonda da Associação dos Portos de Angola, o responsável considerou ser somente com base nesses estudos que será determinado os investimentos de suporte à rede de cabotagem nacional.

Segundo Rui Carreira, os referidos estudos devem estar alinhados ao quadro regulador nacional, formação de quadros, simplificação de procedimentos, identificação de rotas marítimas estratégicas, em função da eficiência da conectividade e de custos, de modo a assegurar uma logística integrada e eficiente.

Apontou também a necessidade de se obedecer o Plano de Desenvolvimento Nacional 2023-2027, que permite afirmar com convicção que a cabotagem nacional pode contribuir para o desenvolvimento económico do país.

Quanto à 5ª Mesa Redonda, o secretário de Estado felicitou a Associação dos Portos de Angola pela escolha do tema que irá contribuir para dinamizar e fortalecer a cabotagem nacional, com incremento do volume de cargas para os portos e alavancar a economia do país.

De acordo com Rui Carreira, a ideia é constituir para se obter uma plataforma logística forte e capaz de competir com outros países a nível regional. ING/JFC/QCB





+