Cabinda – Quatro empresas nacionais receberam hoje, em Cabinda, os contratos que lhes confere o direito de exercerem actividade de prospecção e exploração de minas de ouro na zona norte da província.
Trata-se das empresas, Mineração Lufu, Sociedade Mineira Buco-Zau, Mongo Mongo e Lombe Mining.
Os trabalhos de pesquisa e prospecção para 706,72 quilómetros quadrados de área identificada com o mineiro (ouro), iniciaram há cerca de três anos, nas localidades de Nzaca-Belize e Buco-Zau.
Em declarações, hoje, quarta-feira, à Angop, o secretário provincial da Indústria Recurso Minerais e Petróleos, Henrique Sozinho Bitebe, referiu que as referidas concessões estão em fase de prospecção para posterior exploração do ouro.
A exploração de ouro começa a ganhar relevo no processo de diversificação da actividade mineira em Angola, com a entrada em funcionamento de quatro empreendimentos na província de Cabinda, além de outras iniciativas.
Estes projectos são tidos como prioritários na estratégia do Executivo para a saída da crise económica, a diversificação das receitas fiscais e o aumento dos recursos cambiais.