Cabinda - Três mil e cem litros de gasolina, que tinham como destino a República Democrática do Congo (RDC), foram apreendidos, segunda-feira, na província de Cabinda, pelos efectivos da Polícia Nacional.
Segundo um comunicado do órgão a que ANGOP teve acesso hoje, a apreensão ocorreu na praia de Luvassa, no bairro 1º de Maio, arredores da cidade de Cabinda, durante o patrulhamento de rotina das forças da ordem pública.
“A gasolina foi encontrada no interior de duas viaturas, acondicionadas em bidões de 20, 25 e 30 litros, para ser comercializadas na RDC”, lê-se no documento.
O comunicado refere, ainda, que o combustível seria transportado, a partir do local, por uma embarcação de fabrico artesanal para a RDC.
Em função do sucedido, as autoridades reafirmaram o compromisso de continuar a reforçar as acções de combate ao contrabando a nível das fronteiras marítima, fluvial e terrestre com os países vizinhos.
Segundo as autoridades, o combustível apreendido foi encaminhado ao Ministério Público, para formalização do processo e depositar o produto nas instituições de direito.
Num outro comunicado, a delegação provincial do Minint, informa, igualmente, que a Polícia Nacional em Cabinda deteve dois indivíduos suspeitos de assaltar as instalações da Procuradoria-geral da República (PGR), no município de Buco-Zau.
Com 17 e 39 anos, os supostos marginais foram acusados de invadir as instalações da PGR, tendo furtado meios informáticos, 27 mil kwanzas e a vandalização de outros equipamentos.
A província de Cabinda partilha uma vasta fronteira terrestre, fluvial e marítima com os dois congos.ING /JAR