Cabinda - Os pescadores das aldeias de Chiazi, Caio Litoral e Buco-Mazi, município sede de Cabinda, beneficiaram, esta sexta-feira, de quatro embarcações de pesca de tipo artesanal, no âmbito do programa de responsabilidade social da empresa Caio Porto, ligada à construção do Terminal Portuário do Porto de Cabinda.
A doação visa, segundo a empresa Caio Porto, ajudar no aumento da captura de pescado, criar empregos e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida, dos membros das cooperativas e comunidades piscatórias.
O acto de entrega foi testemunhado pela governadora da província, Mara Quiosa, e pelos representantes das três comunidades piscatórias do Caio Litoral, Buco Mazi e Chiazi.
As cooperativas beneficiadas são de regedores e sobas das referidas comunidades.
Na ocasião, Mara Quiosa, pediu aos beneficiários para cuidarem das embarcações e evitar o desenvolvimento da actividade de pesca dentro da área da execução das obras em curso naquele futuro terminal portuário e nas proximidades das plataformas petrolíferas.
Aconselhou, igualmente, a evitarem a prática da pesca ilegal em águas territoriais dos países vizinhos, baseando-se nas ferramentas disponíveis de guia como a bússola para exercerem, apenas, a actividade nas águas nacionais.
Os beneficiários, que também receberam artefactos para a pesca, (redes, anzois, boias e linhas), comprometeram-se em cumprir com as normas estabelecidas pela capitania do Porto de Cabinda, quanto aos limites das milhas que visam distanciar-se das plataformas e também das águas territoriais de outros países.ING/PL/PPA