Censo/2024 com amplo programa de cobertura jornalística

     Economia           
  • Cabinda     Quarta, 03 Abril De 2024    00h21  
Jornalistas em Cabinda participam no seminário sobre Censo Geral da População e Habitação
Jornalistas em Cabinda participam no seminário sobre Censo Geral da População e Habitação
João Cuti-ANGOP

Cabinda – O Ministério da Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social dispõe de “um amplo Plano de Comunicação e Marketing” para garantir, com êxito, a cobertura do Censo Geral da População e Habitação 2024, a decorrer no país de Julho a Agosto.

Esta garantia foi dada terça-feira, em Cabinda, pelo secretário de Estado para a Comunicação Social, Nuno Caldas, quando discursava no primeiro seminário sobre o Censo/2024, dirigido a profissionais da comunicação social, analistas e estudantes, tendo frisado que o plano visa prestar um serviço público de qualidade durante o recenseamento.

Para tal, considerou imprescindível a formação dos profissionais dos órgãos de comunicação social que terão a missão de informar, sensibilizar e promover a participação de todos angolanos nesse compromisso de cidadania.

Por isso, disse, o ministério de tutela está a prestar uma atenção especial à formação, preparação e superação de quadros, visando a concretização de tarefas que concorram para a melhoria da qualidade do serviço.

Sublinhou que a missão de comunicar incumbe, por excelência, aos profissionais da comunicação social, com particular realce para os jornalistas, que jogam um papel relevante no processo de transmissão de informações e formatação da consciência social.

Segundo, Nuno Caldas, os processos de comunicação e cobertura de eventos como o censo representam o ponto mais alto no exercício da cidadania e democracia, desempenhando um papel insubstituível na interacção e na transmissão de mensagens para a sensibilização e mobilização de todos cidadãos.

Recordou que os órgãos de comunicação social, os jornalistas e os fazedores de opinião têm a responsabilidade de facilitar a veiculação de mensagens e esclarecimentos necessários sobre o censo.

Durante o seminário, promovido pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, em parceria com o Instituto Nacional de Estatística (INE), profissionais de diversos órgãos de comunicação social foram capacitados em matérias sobre cobertura jornalística do censo, com destaque para a actualização cartográfica, etapas do recenseamento, entre outros conteúdos.

Na ocasião, o vice-governador para o Sector Económico de Cabinda, Macário Lembe, considerou o censo como uma actividade que contribui para  o apoio da tomada de decisões e traçar políticas de desenvolvimento do sector público e privado. JFC/QCB





+