Cabinda - A governadora de Cabinda, Mara Quiosa, visitou a maior empresa da província na extracção e transformação da madeira, Abílio Amorim & Filhos com objectivo de inteirar-se do seu funcionamento e das actuais dificuldades que enfrentam.
Durante a visita, aos escritórios e da maior serração de transformação da madeira a HAL, Mara Quiosa foi informada sobre a actual produção de mobiliário escolar e caixilharias.
Na ocasião, o administrador da empresa Abílio Amorim e Filhos, Herculano Amorim, disse que não têm ainda investimentos na área de produção de contraplacados, mas sim na serração e estufa, onde podem transformar a madeira com outros produtos acabados.
Por seu turno, a governadora provincial referiu que a visita à empresa serviu para incentivar a indústria madeireira a continuar a trabalhar, por ser uma das mais importantes empresas no domínio da extracção de madeiras.
´´Viemos perceber de facto aquilo que ainda são as dificuldades da empresa e manifestar a total disponibilidade do Governo em apoiar ´´, disse.
Mara Quiosa aproveitou ainda o momento para apelar as pessoas que precisam dos derivados da madeira, como carteiras, a recorrer a província de Cabinda.
A empresa Abílio Amorim & Filhos tem uma capacidade instalada de 25 mil metros cúbicos de madeira ano em touro.
Com a proibição da exportação da madeira em touro e recentemente a proibição da madeira quadriculada, reduziu os níveis de exportação.
A empresa Abílio & Filhos emprega mais de 500 trabalhadores, tanto na zona industrial como nas áreas de extracção.
É uma empresa que já existe desde 1969 e está vocacionada em três áreas, na indústria de madeira, construção civil e logística exportando produtos transformados da madeira para Ásia, concretamente Vietname, China, Bangladesh e também na Europa, em países como Portugal e França.ING/PL/AC