Cabinda – Mais de 100 toneladas de cacau seco produzidas no Vale do Yabi, província de Cabinda, tem sido escoada, anualmente, para a capital do país, Luanda, numa iniciativa da fazenda ALED.
De acordo com o director comercial desse campo agrícola, Francisco Pioka, 20 por cento do produto fornecido é cultivado pela fazenda, sendo outras quantidades fornecidas por outros agricultores.
Em declarações à ANGOP, a fonte disse que a fazenda também comprou de agricultores de subsistência familiar 23 toneladas de café Mabuba, correspondente a cerca de nove toneladas de café comercial.
Apesar desses resultados, o agricultor considera irrisória a actual produção de cacau e café em Cabinda, tendo em conta as potencialidades hídricas e terras aráveis desta província que na época colonial foi um dos grandes celeiros no cultivo destes produtos.
Por isso, apelou as autoridades locais a criarem mais incentivos para se dinamizar a produção de cacau e café, tal como acontece com o cultivo da banana e mandioca, culturas que asseguram a sobrevivência da população.
Com 12 trabalhadores, entre nacionais e estrangeiros, a fazenda dedica-se também à produção de palmar, caju e criação de pequenos ruminantes, suínos e aves. JFC/QCB