Cabinda: Central Térmica de Malembo electrifica Belize

     Economia           
  • Cabinda     Quinta, 11 Fevereiro De 2021    17h17  
Transformadores de energia eléctrica (Foto ilustracção)
Transformadores de energia eléctrica (Foto ilustracção)
Morais Silva

Cabinda – A energia eléctrica da Central Térmica de Malembo vai chegar, ainda este ano 2021, ao município de Belize, o mais ao norte da província de Cabinda, no quadro da extensão da sua rede de distribuição, em curso, informou hoje o PCA da Empresa Nacional de Distribuição de Energia Eléctrica (ENDE), Hélder Adão.

Sem avançar o valor da empreitada, o presidente do Conselho de Administração da referida instituição referiu, em Cabinda, que, apesar de requerer custo elevado, é necessário este projecto de extensão da rede chegar ao Belize, já que o município de Buco-Zau, próximo de Belize, já conta com essa linha de transporte de energia.

Sublinhou que, o objectivo é reforçar a capacidade de oferta de energia no Belize, que consome corrente electrica através dos Sistemas Híbrido (com várias fontes de energia) e diesel (a gasóleo), sendo mil e 539 painéis solares e grupos geradores com capacidade de 1.5 MW (megawatts), instalados em Fevereiro de 2019.

 Referiu que para potenciar a linha de transporte da rede eléctrica de Belize, será montada uma nova turbina de 35 mega watts na Central de Malembo, somando para 4 máquinas, aumentando as actuais capacidades de produção de 95 megawatts para 110 megawatts, o que permitirá melhorar os níveis de oferta às populações.

Hélder Adão reconheceu existir, em Cabinda, o registo de zonas cinzentas para além de outras já com rede electrica, que exigem trabalhos de requalificação. A província tem cerca de 62 mil clientes, com o grau de electrificação da cidade sede a rondar apenas os 50 por cento.

Por seu turno, o PCA da Prodel, Joaquim Ventura, disse que o sector vai iniciar este ano a montagem de um novo transformador, perfazendo o terceiro, com vista a aumentar a geração de energia nas três turbinas em funcionamento, duas de 35 megawatts cada e uma de 25 megawatts.

 

nnnn

 





Notícias de Interesse

Chefe de Estado deixa Seul 

Terça, 30 Abril De 2024   12h26

João Lourenço reúne-se com homólogo coreano

Terça, 30 Abril De 2024   08h36

PR recebe estudantes angolanos na Coreia

Segunda, 29 Abril De 2024   12h04

+