Cabinda – O vice-governador de Cabinda para o Sector Económico, Macário Lembe, disse, quarta-feira, nesta cidade, ser imperioso as empresas dos ramos da Indústria e Construção Civil promoverem estágios técnico-profissionais estudantes finalistas dessas áreas.
Macário Lembe, que falava no primeiro encontro de jovens engenheiros, técnicos e inventores em Cabinda, referiu ser vontade do Executivo incluir os jovens no processo do desenvolvimento sócio-económico do país, sendo, para isso, necessário haver provas dos talentos e competências, olhando-se para esta franja como força activa da nação.
"A falta de apoio, com equipamentos técnicos, para estágios destes finalistas nas diferentes empresas sedeadas nesta cidade, bem como a falta de bolsas de estudos têm sido motivos fundamentais que condicionam o prosseguimento da prática da actividade técnico-profissional dos jovens em formação nas áreas de engenharia, construção civil e arquitectura", expressou.
Por seu turno, o secretário provincial da Indústria, Recursos Minerais e Petróleo, Henrique Tuma Bitebe, referiu que o encontro visou apurar, no seio dos jovens engenheiros, técnicos e inventores, ideias e projectos que possam dinamizar o desenvolvimento da província, nestes sectores, com as iniciativas dos jovens e a criatividade dos inventores.
O encontro que decorreu sob o lema “ Quem são? Onde estão? E o que podem fazer para a Indústria e desenvolvimento da província”, contou com a participação de jovens finalistas dos institutos politécnicos da província, assim como de engenheiros que já trabalharam em empresas de Construção Civil, Indústria e nos ramos dos Petróleos.