Cabinda: Chiobo e Zenza do Lucula podem isolar-se

     Economia           
  • Cabinda     Segunda, 04 Dezembro De 2023    20h47  
Ligação Sede de Tando Zinze e Regedoria de Chibodo em Cabinda com risco cortar
Ligação Sede de Tando Zinze e Regedoria de Chibodo em Cabinda com risco cortar
Pedro João-ANGOP

Cabinda – As regedorias do Chiobo e Zenza do Lucola, comuna fronteirça de Tando-Zinze estão eminentes de ficarem isoladas com as sedes comunal de Tando-Zinze e com a cidade sede da província de Cabinda.

A ameaça de desabamento da única passagem hidráulica (PH) sobre o rio Nhenhe, localizada entre as aldeias de Chingungu e Chiobo, aumenta o estado de degradação das manilhas de passagem das águas do rio, uma situação que dura a mais de 10 anos.

As fortes chuvas que se abatem na região, diariamente, tem aumentado significativamente o perigo de destruição total do PH e as manilhas, o que pode  provocar a interrupção na circulação de pessoas e bens entre a cidade de Cabinda e as regedorias de Chiobo e do Zenza do Lucula, na Comuna de Tando-Zinze.

Contactada hoje, pela ANGOP, o administrador municipal de Cabinda, Guilherme Pereira, reconheceu tratar-se de uma situação que dura longos anos.

Referiu que para a administração cabe realizar apenas trabalhos de prevenção de acidentes, em resposta as constantes reclamações das populações locais.

´´É uma obra de responsabilidade central, do Instituto Nacional de Estradas de Angola (INEA) e do Ministério das Obras, por se localizar na Estrada Nacional EN-201´´, disse.

A directora provincial do INEA em Cabinda, Elsa Capita, disse que tem mantido informado a direcção nacional do INEA e o Ministério das Obras, para dentro do Plano Emergêncial Nacional, haja intervençao urgente de obras de reabilitação e reparação do referido PH, assim   como também da ponte da era colonial sobre o rio Luali, na Beira Nova, comuna de Dinge, município de Cacongo, em estado de degradação( a via liga a Comuna de Necuto a Buco-Zau).

Sem avançar datas, Elsa Capita, admitiu ser duas situações que datam por alguns anos e que merecem ser intervencionados, com urgência, devido ao perigo e o estado de degradação que apresentam dia após dia

No caso de Tando-Zinze, habitantes das referidas circunscrições, automobilistas e taxistas que transportam camponeses, feirantes, comerciantes e pequenos negociantes, que passam pelo PH da EN201, diariamente, pedem a intervenção a reparação da via  para se evitar acidentes graves de viação.

Em Setembro deste ano, o Vice-governador de Cabinda para o Sector Técnico e Infra-estruturas, Agostinho da Silva, assegurou, a ANGOP, que a ponte que se separa as localidades de Chingungu e Chiobo, aguarda por trabalhos de reabilitação.

Para o responsavel, existe um plano estratégico de intervenção na malha rodoviária e das manilhas neste troço, decorrendo neste momento contactos com o Ministério das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação para a concessão e arranque da empreitada.

A passagem hidráulica, situada na localidade entre a aldeia de Chingungu e Chiobo, na comuna de Tando-Zinze, conta com dois mercados fronteiriços com a República Democrática do Congo (RDC), o de Mbaka Kossy e Zenza do Lucula, o que justifica o elevado fluxo de pessoas e mercadorias.PL/AC

 





+