Associações em Cabinda beneficiam meios e artefactos de pesca

     Economia           
  • Cabinda     Quinta, 15 Fevereiro De 2024    23h43  
Pescadores artesanais da província do Namibe
Pescadores artesanais da província do Namibe
Rosário dos Santos - Angop

Cabinda- Duzentos e 50 pescadores agrupados em duas associações em Cabinda vão beneficiar, nos próximos dias, de embarcações e motores a poupa, no âmbito do Projecto de Reforço de Meios de Subsistência das Comunidades Piscatórias, num financiamento lançado hoje nesta cidade, com o apoio da petrolífera Chevron e associados.

Avaliado de 373 mil USD, para além das embarcações, vão entregar kits diversos de artefactos de pesca como anzóis, redes e coletes salva vidas, bem como GPS aos pescadores de Cabinda e Cacongo.

Ao intervir na cerimónia de abertura projecto, o secretário provincial da Agricultura, Pecuária e Pescas, André Fuca, disse que a iniciativa poderá contribuir para o aumento dos níveis de captura de pescado.

A título de exemplo, segundo o responsável, no ano passado cerca de 2000 toneladas de pescado diverso foram capturados, verificando-se um aumento substancial, em relação ao período homólogo.

André Fuca indicou que o Governo de Cabinda continua empenhado em mobilizar mais investidores nacionais e estrangeiros para  apostarem no sector.

O projecto está a ser coordenado pela ONG Panafricare que, para além de capacitar, vai monitorizar a actividade piscatória dos associados.JFC/AC





+