Cabinda – Um milhão e 239 mil litros de combustíveis diversos foram apreendidos nos últimos 12 meses, em Cabinda, pelos órgãos afectos à Delegação Provincial do Ministério do Interior (MININT), por presumível contrabando para os países vizinhos.
Os dados foram anunciados sábado pelo delegado em exercício da Delegação Provincial do Ministério do Interior em Cabinda (MININT), comissário bombeiro Henrique Capita, durante o acto comemorativo dos 45 anos da institucionalização dos órgãos.
Sem avançar dados comparativos em relação ao período anterior, Henrique Capita informou terem sido apreendidos, ao todo, 874.147 litros de gasóleo, 315.246 de gasolina e 99.843 petróleo iluminante, resultantes de 295 crimes de natureza económica.
Quanto ao capítulo da sinistralidade rodoviária, o comissário bombeiro lamentou a morte de 84 pessoas, 668 feridos e danos materiais avaliados em mais 100 milhões de kwanzas, em consequência de 606 acidentes.
De acordo com a corporação, a negligência, mau estado das estradas e não observância das regras do código de estrada são as principais causas de acidentes em Cabinda.
Disse que durante o período foram registados 3 mil 433 crimes de natureza diversa, que resultaram na detenção de 2.339 cidadãos e o desmantelamento de 24 grupos de marginais.
Foram igualmente desmantelados 122 focos de vendas de drogas diversas, bem como 14 grupos de garimpeiros ilegais de minerais estratégicos.
Quanto a actividade migratória, o comissário bombeiro, disse que o Serviço de Migração Estrangeiros procederam o repatriamento de 5 mil 502 cidadãos, enquanto 2.556 estrangeiros saíram voluntariamente do país.
No domínio penitenciário, Henrique Capita destacou a atenção especial que tem merecido o processo de socialização ao nível das cadeias com envolvimento de 401 reclusos.
Já no domínio de Protecção Civil e Bombeiros fez saber terem registado 152 incêndios de pequenas e medias proporções, com maior realce o sector habitacional com 52 casos, seguido por ambiental com 24 casos, que resultaram em 26 mortos, 11 feridos, com danos materiais avaliados em mais de 300 milhões de kwanzas.
Também ao longo do período em análise, 4.178 residências foram afectadas pelas chuvas, destas 40 ficaram totalmente destruídas, o que resultou em 24 mortos, 21 feridos, tendo deixado desalojadas um total de 11.683 pessoas.
Por seu turno, o vice-governador de Cabinda para o sector Técnica e Infra-estrutura, Agostinho da Silva, reconheceu o trabalho desenvolvido pelos órgãos operativos do MININT, no combate a delinquência, migração ilegal, contrabando de combustível, fuga ao fisco, pesca ilegal, entre outros.
As comemorações do 45º aniversário do MININT decorrem sob lema “Com a experiência do passado, reforcemos a unidade e o profissionalismo na garantia da ordem e segurança públicas”. ING/JFC/PA