Cabinda – A Associação dos Jornalistas Económicos de Angola (AJECO) promove em Cabinda, um seminário sobre Responsabilidade Social e Preservação do Meio Ambiente na Prospecção e Exploração de Recursos Geológicos.
Durante dois dias, os participantes vão aprender fundamentos básicos sobre políticas de exploração geológica no país, a partir de um olhar sobre o Plano Geral do Executivo na extracção dos vários mineiros que Angola possui, em particular nesta província.
Na sua intervenção, na abertura, o presidente da AJECO, João Joaquim, referiu que a exploração de recursos geológicos no país tem vindo a aumentar drasticamente, e que com o crescimento da população humana e o desenvolvimento industrial, muitos desses recursos caminham para o esgotamento.
"Torna-se urgente uma exploração sustentável, no caso do petróleo bruto, que nas próximas décadas poderá conhecer o seu fim. Daí ouvimos constantemente das autoridades a necessidade da diversificação da economia", referiu.
Para João Joaquim, o jornalista económico deve no actual contexto estar virado para um jornalismo mais actuante, tendo em conta os desafios que o sector económico enfrenta e com os conhecimentos adquiridos, procurar dar respostas em matérias de comunicação.
Por seu turno, o director da Comunicação Social em Cabinda, Fernando Metusal, pediu aos profissionais especializados em matérias de economia a acatarem com interesse todas as matérias a serem administradas, com vista a abordagem dos temas económicos com precisão.
Enquadrado nos 25 anos da AJECO, celebrado a 12 deste mês de Agosto, o ceminário vai também analisar e discutir assuntos sobre Tributação na Indústria Mineira em Angola.
São prelectores, o secretário provincial da Indústria, Henrique Bitebi, o chefe do Departamento de Ambiente, Daniel Tati e o economista Elias Gomes.
A AJECO foi criada no dia 12 de Agosto de 1996.