Cabinda – A construção e melhoria de outras condições do mercado de Massabi (Cabinda), na zona fronteiriça entre Angola e República do Congo, vai dinamizar as trocas comerciais entre os dois países, sobretudo produtos do campo e material de construção.
Essa afirmação foi feita este sábado, no final da visita de trabalho ao referido mercado, pela administradora municipal de Massabi, Fátima Congo, tendo referido que o projecto será feito a médio prazo, sendo que os estudos técnicos já estão na fase final.
Sem avançar outros dados técnicos e nem o orçamento do projecto, reconheceu apenas que as condições em que são desenvolvidas as trocas comerciais não são boas, daí a necessidade de se construir infra-estruturas e outras melhorias.
Explicou que, nos dias reservados para as trocas comerciais entre os dois países (quarta-feira e sábado), mais de 4.000 angolanos e congoleses frequentam o mercado.
Por essa razão, adiantou que o mercado que será construído terá lojas, armazéns, parques de estacionamento, restaurantes, entre outras instalações que poderão proporcionar mais receitas fiscais.
Segundo dados da administração local, mais de 1.500.000 kwanzas são arrecadados anualmente pela Administração Municipal de Massabi, resultante das trocas comerciais entre angolanos e congoleses.
Massabi é o principal mercado fronteiriço entre Cabinda e Ponta Negra (República do Congo), movimentando grandes quantidades de mercadorias entre os países com realce para produtos de campo e material de construção.
Sem infra-estruturas adequadas, o mercado de Massdabi possui barracas, quiosques, bares, entre outros locais de venda de produtos diversos, feitos com materiais rudimentares e sem condições para prática de comércio.JFC/JAR