Luena – Mais de 200 toneladas de arroz produzidas anualmente pelos agricultores do município dos Bundas, na província do Moxico, são desviados e comercializados na República da Zâmbia, devido à falta de máquina de descasque do cereal.
A informação foi avançada esta quinta-feira à ANGOP, pelo director municipal da Agricultura daquela municipalidade fronteiriça, Canhica Laston, quando falava sobre o estado actual do sector na circunscrição.
Segundo o responsável, por falta de apoios na aquisição de máquinas de descasque deste cereal, um dos mais consumidos no país, as quatros cooperativas que asseguram a produção deste alimento naquela região preferem transportar o arroz para a vizinha República da Zâmbia onde encontram facilidade de descasque do produto e a consequente venda.
Lamentou que o preço de comercialização deste produto naquele país tem estado muito abaixo do mercado, provocando vários prejuízos aos pequenos produtores.
A municipalidade conta com 22 cooperativas, que se dedicam, essencialmente, a produção do arroz, milho, massambala e batata-doce, informou.
A actividade agrícola na circunscrição é igualmente afectafa pelo défice de sementes, solicitando apoio para a sua disponibilização, a fim de se maximizar a produção.
Bundas é um dos nove municípios da província do Moxico, contando com 37 mil 817 km². Lumbala Nguimbo é a sede municipal, possuindo igualmente, as comunas do Lutembo, Chiume, Luvuei, Ninda, Mussuma Mitete e Sessa.
Localizado a 356 a sul da cidade do Luena, capital provincial, o município é limitado a norte pelos municípios do Moxico e Alto Zambeze, a leste pela República da Zâmbia, a sul pelos municípios de Rivungo e Mavinga (na vizinha província do Cuando Cubango), e a oeste pelo município de Luchazes. TC/YD