Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Brent fecha em queda de 1 dólar no mercado de Londres

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 00h45
Símbolo da Produção e Venda de Petróleo
Símbolo da Produção e Venda de Petróleo
Emerson Hossi-ANGOP

Luanda - O barril do petróleo Brent, que serve de referência às exportações de Angola, fechou, esta quarta-feira, em queda de 1 dólar, ao ser negociado ao preço de USD 76,19/barril, no mercado de futuros de Londres.

A redução do preço dessa commodity, que será exportada em Março próximo, surge dois dias depois de se registar aumentos consecutivos de 77 dólares/barril, na segunda-feira e terça-feira desta semana,  respectivamente, segundo o site especializado "Investing.com".

O aumento do preço do Brent, nos últimos dias, foi, essencialmente, impulsionado pela redução do stock de petróleo bruto (WTI) dos EUA, que teve uma queda de 959 mil barris, baixando para 414,6 milhões de barris na semana passada (até 3 de Janeiro), de acordo com o Departamento de Energia (DoE, sigla em inglês) dos Estados Unidos de América.

Esse cenário surge numa altura em que os analistas consultados pelo The Wall Street Journal previam uma queda mais acentuada do stock do petróleo dos EUA de um milhão de barris. A produção média diária de petróleo caiu para 13,563 milhões de barris na mesma semana.

A subida do preço também é justificada pelo facto do aperto das ofertas globais causado pelo aumento das sanções ocidentais contra a Rússia e o Irão, impulsionando a demanda por petróleo do Oriente Médio. Isso ficou evidente na decisão da Arábia Saudita de aumentar os preços do petróleo para a Ásia pela primeira vez em três meses.

A par disso, o Grupo Portuário de Shandong na China proibiu navios petroleiros sancionados pelos EUA, agravando ainda mais a oferta, enquanto o clima mais frio nos EUA e na Europa aumentou a demanda por óleo de aquecimento.

O petróleo Brent é um importante preço de referência para compras de petróleo em todo o mundo. Embora o Brent seja proveniente do Mar do Norte, a produção de petróleo proveniente da Europa, África e Oriente Médio, que flui para o Oeste, tende a ter preços relativos a este produto.

Produzido originalmente no campo petrolífero Brent, no Mar do Norte, este produto ocupa cerca de dois terços de todos os contratos de petróleo bruto no mundo, tornando-o o marcador mais popular a nível internacional.

Com uma densidade relativamente baixa e o teor de enxofre, o Brent também destaca-se no mercado pelas vantagens de transporte na água.

O marcador de petróleo bruto Brent também é conhecido como Brent Blend, London Brent e petróleo Brent, usando o símbolo UKOIL.

Além do Brent, no mercado internacional também é comercializado o petróleo West Texas Intermediate dos Estados Unidos - WTI, cotado, terça-feira, em USD 74,25/barril, com entrega prevista para Fevereiro próximo, bem como o Murban Crude (Emirados Árabes Unidos – EAU), negociado a 77,10 dólares. QCB

 





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+