BPC com 21 mil milhões de kwanzas por recuperar no Leste

     Economia              
  • Lunda Norte • Segunda, 19 Dezembro de 2022 | 12h40
Logotipo do Banco Pupança e Crêdito - BPC
Logotipo do Banco Pupança e Crêdito - BPC
Divulgação

Dundo – Vinte e um (21) mil milhões de kwanzas é o valor do crédito mal parado que o Banco de Poupança e Crédito (BPC) tem por recuperar na região leste de Angola, composta pelas províncias da Lunda Norte, Lunda Sul e Moxico.

A informação foi prestada hoje, segunda-feira, pelo director regional do BPC, Manuel Coimbra, sublinhando que através do programa “Renascer Mais” a instituição bancária está a negociar com os credores no sentido honrarem com o seu compromisso.

Fez saber que o referido programa, que visa a recuperação eficiente do crédito mal parado, comporta três bases, com realce para a primeira, que é o perdão de juros de mora a 100 por cento.

“Uma outra medida é, por exemplo, caso o cliente não reforça as garantias anteriores que que lhe permitiram adquirir o financiamento, tem descontos de juros normais até 25 por cento e caso eforce tem o perdão de 30 por cento e a diminuição na taxa de juros do montante a reestruturar de 1,5%.”, frisou.

Sem avançar a quantidade de valores, Manuel Coimbra disse que parte deste crédito já está a ser liquidado, acrescentando  que os mesmos foram cedidos a empresas, cooperativas agrícolas e pessoas singulares.

Novos pacotes

Por outro lado, Manuel Coimbra informou que depois de cinco anos, desde Fevereiro deste ano, a instituição  retomou o produto “BPC Salário” num novo formato, que permite a cedência de quatro salários para serem reembolsados em um ano.

Disse que foi recentemente aberto duas linhas de financiamento, que é o crédito automóvel e ao consumo, cujas condições para a sua adesão são as mesmas exigidas anteriormente,  apenas com a associação de um seguro.

O crédito ao consumo e/ou social,  permitem cedência de até 20 milhões de kwanzas, dependente do salário.

O tempo de reembolso deste crédito, segundo o responsável, é de três anos,  com desconto de 40  por cento dos ordenados.

Para o crédito automóvel, além dos documentos, é exigida a factura da viatura, preferencialmente de uma concessionária que trabalha com o BPC e o seguro a favor do banco.

O BPC na região leste conta com 248 mil clientes.





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+