Luanda – A Bolsa de Dívida e Valores de Angola (BODIVA) realizou no segundo trimestre deste ano 1.525 negócios nos mercados regulares sob sua gestão, movimentando um total de Kz 345, 0 mil milhões, equivalente em USD a 537,6 milhões.
Segundo a nota de imprensa da BODIVA, a que a ANGOP teve acesso este sábado, o referido volume de negócios representa um aumento de 1,78%, face ao período homólogo.
O documento informa ainda que o montante médio mensal foi de 115,01 mil milhões kwanzas, sendo Abril, o mês em que se registou maior negociação, com cerca de Kz 146,60 mil milhões.
“ O número de negócios realizados (1.525 ), face ao período homólogo, registou um aumento de 9,95%, com uma média mensal de 508 negócios”, indica a nota.
No que concerne ao desempenho dos membros de negociação, verifica-se que, dos 27 membros BODIVA, 19 contribuíram para o montante de negociado, com realce para o BFA, BAI e SBA, que ocupam os três lugares e cujas transacções representaram cerca de 71,67% do mercado.
Fundada em 2014, a BODIVA é entidade gestora, cujas responsabilidades passam por assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.