Luanda- A Bolsa de Dívida e Valores de Angola apresenta, quarta-feira, em Luanda, o relatório anual dos mercados, durante o IV fórum “BODIVA”, um evento que junta congéneres de Cabo Verde e Moçambique.
Nesta edição/2023, o fórum vai decorrer sob lema, “O Mercado em Crescimento”, prevendo-se um ambiente de debate e reflexão com os principais membros do mercado em Angola, de acordo com a nota a que ANGOP teve acesso.
O evento vai reunir altos quadros do sector financeiro nacional e internacional, com destaque para os presidentes do Conselho de Administração da Bolsa de Valores de Cabo Verde e de Moçambique, além do país anfitrião, Angola.
Para o fórum também é aguardado o presidente do Conselho Executivo para África do Banco Internacional de Investimento ( IIBank), que vai participar do debate sobre o crescimento do mercado accionista na região da SADC, o mercado de Bolsa e o financiamento sustentável.
Nesta edição prevê-se, igualmente, o lançamento da quarta edição da Revista "A Bolsa", bem como, a distinção dos intervenientes do mercado de valores mobiliários angolano, cujo desempenho no ano transacto contribuiu para avanços significativos no mercado.
Actualmente, a BODIVA conta com 26 membros entre instituições financeiras bancárias e corretores de valores imobiliários.
A BODIVA é a entidade gestora cujas responsabilidades passam por assegurar a transparência, eficiência e segurança das transacções nos mercados regulamentados de valores mobiliários, com o objectivo de estimular a participação de pequenos investidores e a concorrência entre todos os operadores.
No dia 19 de Dezembro de 2014, arrancou o mercado de capitais em Angola, regulado pela Comissão do Mercado de Capitais (CMC) e a BODIVA recebeu o mercado secundário de dívida pública.
Em 26 de Janeiro de 2015, o Banco de Fomento Angola (BFA), ornou-se a primeira entidade de negociação da Bolsa de Dívida e Valores de Angola, mantendo-se na liderença das negociações em bolsa.
O arranque do mercado de dívida corporativa ocorreu em 2018 e o lançamento do mercado accionista foi realizado em 2022, com a operação de oferta pública de acções na BODIVA da totalidade da carteira do Banco Angolano de Investimentos pertencente à Sonangol Holding...NE