BNA sensibiliza vendedores da Xawande para abertura de contas bancárias

     Economia           
  • Malanje     Quinta, 29 Junho De 2023    17h09  

Malanje- Uma campanha de sensibilização para abertura de contas bancárias foi promovida hoje, quinta-feira, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), aos vendedores do mercado informal da Xawande, nesta cidade, no âmbito do programa de literacia financeira dos cidadãos.

O projecto centrou-se no esclarecimento das vantagens e necessidade de poupança dos recursos financeiros e culminou com uma feira de Bancos voltada para abertura de contas bancárias no local, com o valor inicial de 100 kwanzas, por forma a permitir a adesão de todos os cidadãos com renda, ao sistema financeiro angolano.

Na ocasião, o coordenador da actividade, Faustino João, disse ser uma das tarefas do BNA no âmbito da educação e inclusão financeira, incentivar a população a ganhar a cultura bancária e de poupança.

Realçou que neste sentido, os cidadãos podem abrir contas bancárias designadas “Banquitas” com 100 kz e Banquita a Crescer com mil kz, nos Bancos Comerciais que têm convénios para o efeito com o BNA.

A medida, segundo disse, serve igualmente para actualização de contas e aquisição de cartões multicaixas, acrescentando que a sensibilização prossegue sexta-feira (30) no mercado da Catepa e vai se estender nos próximos dias aos municípios de Cangandala, Cacuco e Calandula.

Por sua vez, o gestor do mini balcão do Banco Sol, Valdemar Luís Rosário, considerou o mercado da Xawande como sendo um local ideal para apresentação deste e outros produtos bancários, devido à imensa população que aí frequenta.

Explicou que a sua instituição aproveitou a Feira para proceder, para além da entrega de cartões multicaixas, a apresentação dos serviços de cartão Visa e solicitação de Terminais de Pagamentos Automáticos (TPA).

Enquanto isso, as vendedoras e a população enalteceram a iniciativa do BNA em levar estes serviços junto dos cidadãos, sendo que facilita a abertura de contas bancárias, rumo a racionalização do dinheiro.

A campanha integra os Bancos Sol, BCA, BNI, BPC e BFA, inseridos na Feira.RM/NC/PBC





+