Luena – A actual taxa de inflação da economia do país poderá estar abaixo da cifra vigente fixada em 18,19 por cento, com o intuito de se estabilizar a economia nacional, informou esta segunda-feira, no Luena, o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Manuel Dias.
Para tal, o governador do banco Central anunciou que o Comité de Política Monetária (CPM) do BNA poderá reunir-se no dia 19 do corrente mês (Janeiro) para analisar e discutir a redução da taxa de inflação.
A medida visa tornar a economia do país cada vez mais estável, segundo o governador do BNA, quando falava à imprensa, no quadro de uma visita de 24 horas que efectua à província do Moxico.
O responsável reiterou que a estabilização dos preços na economia nacional continua a ser o principal desafio desta instituição financeira.
Questionado sobre o actual quadro do sistema financeiro nacional, disse que “do ponto de vista global e sistémico, porta-se bem, a julgar por diversos indicadores que permanentemente têm sido objectivo de avaliação por parte do Comité de Estabilidade do Sistema Financeiro deste órgão”.
A perspectiva para o corrente ano, segundo o dirigente, é a de continuar a trabalhar na implementação do plano estratégico do BNA em vigor desde 2023, até 2028 para o êxito das atribuições do banco Central do país. TC/YD