BNA reforça campanha de bancarização da população no Cuanza Norte

     Economia              
  • Cuanza Norte • Sábado, 08 Julho de 2023 | 14h34
Banco Nacional de Angola(BNA)
Banco Nacional de Angola(BNA)
Francisco Miúdo

Ndalatando - A Delegação Regional Leste do Banco Nacional de Angola (BNA) promoveu, nos dias 6 e 7 de Julho em curso, uma campanha de reforço da bancarização da população, na cidade de Ndalatando (capital do Cuanza Norte), marcada pela abertura de contas bancárias com depósitos iniciais a partir de 100 kwanzas.

A campanha foi desenvolvida em parceria com vários bancos comerciais.

Em declarações à ANGOP, no final, o técnico da representação regional do BNA, Faustino Francisco João, esclareceu que a referida campanha consta das acções de educação financeira da população.

Insere-se no âmbito do programa nacional de reforço da formalização da economia, que prevê bancarizar cerca de 75 por cento da população do país, até 2026.

Acrescentou que, o BNA, enquanto órgão regulador do sistema financeiro nacional, gizou um programa de inserção da população no sistema financeiro, através da promoção de feiras em locais de grande concentração populacional (mercados).

Este programa está a ser implementado em parceria com os bancos comerciais, através da abertura de contas bancárias, aplicações a prazo e prestação de outros serviços.

Para a feira que decorreu no mercado 4 de Fevereiro, em Ndalatando, os bancos participantes disponibilizaram à população serviços de abertura da conta bankita, poupança crescer, conta simplificada e conta simplificada comerciante, para além de outras ofertas.

Para abertura da conta bankita, referiu, ao cliente é exigido um valor simbólico de 100 kwanzas e para a conta bankita crescer, o interessado deve fazer um depósito de 1000 kwanzas.

Já para a abertura de conta empresa, que habilita o comerciante a um terminal de pagamento automático (TPA),  é exigido um depósito inicial de 20 mil kwanzas.

O responsável disse terem sido atendidos mais de 100 cidadãos no primeiro dia da feira, sendo a conta bankita a de maior adesão. 

Faustino Francisco disse que o processo de bancarização da população será contínuo até ao final do ano em curso, através da realização de feiras em vários municípios das províncias que compreendem a região Leste do Banco Nacional de Angola.

No  Cuanza Norte, depois  de Ndalatando, o processo vai prosseguir nos municípios de Cambambe, Golungo Alto, Lucala, Samba Cajú e Ambaca.

Participaram na campanha os bancos de Poupança e Crédito (BPC), Internacional de Crédito (BIC) e de Fomento Angola (BFA).

Esclareceu que, fruto de um acordo de adesão assinado com o BNA, o processo de participação nas referidas campanhas é obrigatório para os bancos BPC, BFA, BIC, SOL e Económico. LJ/DS/CRB 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+