Luanda – O Banco Nacional de Angola (BNA) realiza na quinta-feira (30), em Luanda, o Fórum sobre sustentabilidade no sistema financeiro angolano, com objectivo de sensibilizar os operadores à adopção dos princípios de governança ambiental, social e corporativa.
De acordo com uma nota de imprensa, enviada hoje à ANGOP, o evento decorrerá sob o lema “Implementação de Práticas ESG – Desafios e Oportunidades”.
No certame, será apresentado o resultado do diagnóstico ao sistema financeiro angolano, a identificação das causas e impactos dos riscos ambientais, bem como a partilha de boas práticas internacionais na implementação dos critérios da governança ambiental, social e corporativa.
O fórum conta com a participação de membros do Executivo Angolano, do BNA, Comissão do Mercado de Capitais (CMC), bem como de representantes de instituições financeiras bancárias e não bancárias.
Fazem igualmente parte o Fundo Monetário Internacional (FMI), especialistas dos bancos centrais do Brasil, de Portugal, de Moçambique, da Namíbia, do Banco Mundial, assim como empresários, académicos e da Auditoria Geral do Mercado de Valores Mobiliários de Cabo Verde e do Network for Greening the Financial System (NGFS).
Para além da rede de 114 bancos centrais e supervisores financeiros que visa acelerar a expansão das finanças verdes e desenvolver recomendações para o papel dos bancos centrais nas mudanças climáticas.OPF/AC