Luanda – O Banco Nacional de Angola (BNA) exortou, esta sexta-feira, ao uso alargado do cartão multicaixa para pagamentos em estabelecimentos comerciais e em canais informais que disponham de Terminais de Pagamento Automático (TPA).
Com esta posição, o Banco Central pretende, por um lado, reduzir o elevado número de pessoas junto dos balcões das instituições bancárias, principalmente, em finais e princípios de cada mês.
Num comunicado enviado hoje à Angop, o BNA admite que tem sido recorrente, no final e início de cada mês, por altura do pagamento de salários, a concentração de pessoas junto dos balcões da rede comercial bancária para consulta de saldos de conta e levantamento de numerário.
Por outro lado, reconhece a importância do imediato acesso aos depósitos, no actual contexto da pandemia da Covid-19 e de medidas de segurança sanitária, cuidados adicionais que devem ser observados por todos.
Aos comerciantes, o BNA reitera a recomendação de instalação de Terminais de Pagamento Automático (TPA) para comodidade e segurança dos seus clientes.
Indica que, para facilitar o acesso aos TPA pelos comerciantes de pequena dimensão, foi criada a "Conta Simplificada para Fins Comerciais", que é subsidiada, numa primeira fase, com custo de duas mil e 500 máquinas (TPA), com um valor de 300 milhões de kwanzas
Aos bancos comerciais com limitada capacidade, o BNA orienta a contratação de "Agentes Bancários" que possam apoiar no atendimento de necessidades de levantamento de pequenos montantes.
Ainda para se evitar enchentes, o BNA aconselha, de igual modo, a obtenção da confirmação de saldos de conta via SMS banking ou internet banking, actualmente disponível na larga maioria dos bancos comerciais, sendo desnecessário ir ao banco comercial nos dias a seguir ao pagamento de salários.
A última e primeira semana de cada mês é o período em que se tem observado uma maior concentração de pessoas e com intenso movimento junto dos bancos comerciais, de acordo com o BNA.
A instituição bancária alerta ainda que a utilização de meios de pagamento electrónicos requer igualmente cuidados a vários níveis, de forma a assegurar o seu funcionamento normal e evitar utilizações abusivas por terceiros, alertando para o uso de TPA.
Até Marco deste ano, dos 120 mil Terminais de Pagamento Automático, 87 mil e 16 estavam activos no país, de acordo com dados da empresa interbancária de serviços (EMIS).