Ndalatando – O Banco Nacional de Angola vai lançar, sexta-feira, na província do Cuanza Norte, o projecto Conta Simplificada, para aumentar o número de cidadãos nacionais e estrangeiros no sistema financeiro e bancário.
A Conta Simplificada BNA é um serviço de depósito à ordem, em kwanzas, para pessoas singulares nacionais ou estrangeiros residentes, disponibilizado por instituições bancárias.
Segundo o técnico da região Nordeste do Banco Nacional de Angola, Agatângelo Estevão Zua, a Conta Simplificada pode ser para fins pessoais ou comerciais, sendo que no último caso permite a aquisição do Terminal de Pagamento Automático.
O técnico esclareceu que o serviço é um processo rápido e fácil, com documentação reduzida, facilitando a movimentação de dinheiro, de forma ágil, e a emissão e disponibilização de cartão multicaixa no momento da abertura da conta.
“Este serviço visa a inclusão financeira de cidadãos que não reúnam condições para uma conta à ordem, sublinhou, hoje, Agatângelo Estevão Zua, à ANGOP, à margem de um seminário sobre “Inclusão financeira e gestão de finanças pessoais”.
O seminário surge no âmbito de um protocolo de cooperação entre o BNA e o Ministério da Família e Promoção da Mulher, para a educação e inclusão financeira dos cidadãos, tendo visado mulheres de instituições públicas e privadas, incluindo do sector da economia informal
A educação financeira visa ajudar os cidadãos a compreender as regras de lidar com o dinheiro para que gastem menos e multipliquem os rendimentos, daí que, além do seminário, o protocolo prevê campanhas de sensibilização para abertura de contas.
Os técnicos encontram-se desde segunda-feira na província do Cuanza Norte, e já realizaram acções de formação para jovens, no quadro de uma outra parceria com o Ministério da Juventude e Desporto.