Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) lançou, neste domingo, o concurso de desenho para moeda metálica comemorativa do 20º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a assinalar-se a 04 de Abril do próximo ano de 2022.
Aberto para cidadãos angolanos e estrangeiros residentes no país, o Banco Central quer com este concurso seleccionar a melhor proposta de desenho para a moeda metálica comemorativa, do dia em que foi assinado o Acordo de Paz em Angola.
O lançamento do concurso foi testemunhado pelo director do Departamento do Meio Circulante, Sebastião Banganga, além de quadros do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.
Esta iniciativa junta-se a um conjunto de acções que visam homenagear os arautos e cultores da paz no país, conquistada no dia 04 de Abril de 2002, bem como valorizar o espírito criativo dos respectivos cidadãos concorrentes, desafiando-os a ilustrar os Acordos de Paz, no país.
De acordo com Amélia Borja Neto, directora do Departamento de Comunicação e Museu, estão disponíveis oito milhões de kwanzas, para este concurso, além da atribuição de menções honrosas aos primeiros classificados.
No quadro da responsabilidade social, o BNA atribuirá o valor de cinco milhões de kwanzas para o primeiro classificado, dois milhões para o segundo e um milhão de kwanzas para o terceiro.
Para participar do concurso “Moeda Metálica Comemorativa do 20 Aniversário da Paz em Angola”, o BNA definiu alguns critérios, como ter a idade igual ou superior a 18 anos, a completar até 31 de Dezembro, ser cidadão angolano ou estrangeiro residente, apresentar propostas inéditas, originais e individuais, devendo cada concorrente apresentar apenas um desenho.
Entretanto, os projectos/desenhos a concorrer devem ser apresentados até ao mês de Junho, deste ano de 2021, sendo que a proposta vencedora servirá para cunhar a "Moeda Metálica 20 Anos de Paz", segundo fonte do Banco Nacional de Angola.
A República de Angola comemora hoje (domingo) o seu 19º aniversário da paz efectiva.