Luanda – A construção do centro logístico para armazenamento, tratamento e distribuição de numerário, vulgo “Cash Center”, do Banco Nacional de Angola (BNA), iniciou no corrente mês, na Zona Económica Especial - ZEE Luanda/Bengo.
A empreitada, adjudicada à Omatapalo, está orçada em 32,7 mil milhões de kwanzas e deverá durar dez meses.
A primeira pedra foi lançada simbolicamente a 10 do corrente mês, pelo governador do BNA, José de Lima Massano, de acordo com uma publicação na página digital da instituição.
Segundo a publicação a que a Angop teve acesso hoje, o lançamento do início das obras foi antecedido pela assinatura do auto de consignação, nos termos da Lei n.º 41/20, de 23 de Dezembro - Lei dos Contratos Públicos, entre o Banco Nacional de Angola e a Omatapalo.
Pelo BNA, assinou o documento o subdirector do departamento de Património e Serviços, João Massunga, e pela Omatapalo o director-geral para a Área de Produção, Pedro Chambel.
A construção do "Cash Center" enquadra-se na modernização da gestão do meio circulante, visando obter-se o desempenho necessário às configurações exigidas, assentes nas melhores práticas internacionais sobre a matéria.
De acordo com o BNA, o centro proporcionará uma alta capacidade de processamento e acondicionamento de notas e moedas metálicas e contará com equipamentos e funcionalidades, que permitirão assegurar o manejo de numerário, com maior segurança, confiabilidade e eficiência.