Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) financiou 752 projectos, no âmbito do aviso n.º 10, com um total de 1.06 biliões de kwanzas, disse hoje, em Luanda, o governador da instituição, Manuel Tiago Dias.
O "Aviso n.º10", um instrutivo do BNA, estipula as condições de crédito que as instituições financeiras devem conceder ao sector real da economia, para actividades de cultura e produção de bens essenciais.
O responsável explicou que o “Aviso n.º 10” começou com créditos em 2020 e aplica-se a instituições financeiras sob supervisão do BNA, estipulando as condições de concessão.
Manuel Tiagos Dias, que procedeu à abertura do I Forúm de Garantia de Crédito, disse que o financiamento no âmbito do Aviso 10 representa 16.49 por cento da carteira global de crédito concedido e o crédito à economia real 71 por cento da carteira.
Relativamente ao crédito concedido ao sector da económia real, precisou que 10% contou com o Fundo de Garantia de Crédito (FGC), destinado aos sectores da agricultura, silvicultura e pescas.
Do investimento efectuado, disse, surgiram 43 mil 882 novos postos de trabalho, com destaque para as áreas de agricultura, pecuária e industria tranformadoras.
“Os resultados enchem de esperança porque com um conjunto maior de sinergias, que intervém na cadeia, conseguiremos a médio prazo alcançar melhores resultados”, afirmou o governador.
Por outro lado, sugeriu que o Forúm de Garantia de Crédito seja institucionalizado, visando o fortalecimento do sistema financeiro nacional e o relançar da participação das micro, pequenas e médias empresas no sector produtivo.
“ Que Forúm, que muito agrega valor para a criação de sinergias, seja institucionalizado como uma verdadeira plataforma de concertação, balanço e acções do Fundo de Garantia de Crédito com instituições bancárias e especialistas, para reflectir sobre mecanismos de concessão de crédito, bem como de definição de estratégia para as linhas de financiamento”, indicou a fonte.
O evento é uma realização do Fundo de Garantia de Crédito e realizou-se sob o lema “Garantir a Produção e Promover a Segurança Alimentar ”, visando divulgar as linhas de garantia de crédito disponibilizadas para reforçar a produção e a segurança alimentar no país.
Participaram no Forúm de Garantia de Crédito 250 especialistas que intervêm no Sistema Nacional de Garantias e Crédito, desde empresários e responsáveis da cadeia de financiamento.ML/PPA