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BNA e PNUD promovem inclusão digital em micro-negócios

     Economia              
  • Luanda • Domingo, 04 Junho de 2023 | 13h33
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda - O Banco Nacional de Angola e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) promovem, terça-feira, um workshop sobre a inclusão digital e do género em micro-negócios.

O evento realiza-se no âmbito do Memorando de Entendimento celebrado entre o BNA e o PNUD, a 28 de Setembro de 2022, em Luanda, tendo-se acordado unir esforços para facilitar o acesso geral da população a serviços financeiros formais de qualidade, como depósitos e contas de poupança, serviços de pagamento, empréstimos e seguros.

Em parceria com o Instituto de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e o Fundo Africano de Desenvolvimento, a acção formativa, a decorrer no Museu da Moeda, visa promover maior uso dos meios digitais na gestão de negócios.

A iniciativa formativa tem ainda por objectivo o fortalecimento das competências dos empreendedores na relação com os clientes e na promoção dos produtos e serviços, por intermédio dos diversos recursos digitais, de acordo com o documento a que a ANGOP teve acesso.

Segundo estudos realizados pelo PNUD, a desigualdade de género e a fraca capacidade digital na gestão do micro-negócios convergem para a informalidade do sector, pelo que urge a necessidade do reforço da partilha de boas práticas de gestão das plataformas digitais.

A transição da economia informal para a economia formal, ainda de acordo com o documento, passa pela formalização dos micro-operadores económicos, privilegiando áreas prioritárias, com detaque para o  reforço das suas competências digitais na gestão dos negócios e do empoderamento das mulheres. 

O  evento prevê congregar diversos actores do ecossistema do micro-negócio de Luanda, associações de empreendedorismo e academias de inovação, estudantes universitários e profissionais da comunicação social, para juntos abordarem os principais desafios, tais como o uso de carteiras digitais na gestão do negócio e no acesso ao crédito bancário. NE

 





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