Luanda – O Banco Nacional de Angola (BNA) disponibilizou ao mercado Obrigações do Tesouro Nacional da sua carteira em moeda estrangeira (OT-ME), no montante de 350 milhões de dólares, que podem ser adquiridas em moeda nacional, o Kwanza, na Bolsa da Dívida e Valores de Angola (BODIVA) ou por meio dos bancos comerciais.
A decisão consta da última reunião do Comité de Política Monetária do Banco Nacional de Angola, que registou alterações em algumas variáveis macroeconómicas com potencial de influenciar a estabilidade dos preços na economia e a oferta de recursos cambiais.
Desta feita, as Obrigações em Moeda Estrangeira disponibilizadas para venda têm uma taxa de juro (yield) de 5,90 aa, uma maturidade residual de três anos.
De acordo com o documento publicado na página oficial do Banco Central, a que ANGOP teve acesso, o montante será resgatado em dólares norte-americanos, bem como o pagamento dos juros de cupão a receber até à data de vencimento.
O BNA observou , nos últimos tempos, alterações registadas em algumas variáveis macroeconómicas com potencial de influenciar a estabilidade dos preços na economia, tendo o Comité de Política Monetária (CPM) recomendado um período de observação e de acomodação das decisões tomadas nas suas duas sessões anteriores.
No período, entre as principais alterações, realça-se a redução do saldo da balança comercial, com impacto sobre a oferta de recursos cambiais aos operadores económicos e, consequentemente, pressão sobre a moeda nacional.
Tal cenário, de acordo com comunicado do CMP, pode culminar numa menor oferta de bens importados que não são ainda totalmente compensados pela produção nacional, ou seja, interna.
De acordo com o BNA, no seu comunicado do Comité de Política Monetária, realizada a 19 de Maio, no Kuito, as alterações registadas podem prevalecer no curto prazo, o que vai obrigar oferta de instrumentos financeiros de mitigação do risco cambial.
Assim decidiu colocar no mercado Obrigações do Tesouro Nacional da carteira do BNA, em moeda estrangeira, o montante de 350 milhões de dólares que estão a ser adquiridas em moeda nacional na BODIVA ou por intermédio dos bancos. NE