Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BNA destaca resultados “interessantes” da queda da inflação 

     Economia              
  • Moxico • Quinta, 21 Julho de 2022 | 16h59
Moxico: Governador do BNA, José de Lima Massano
Moxico: Governador do BNA, José de Lima Massano
Teotonio Tchilambavo

Luena – O Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Massano, afirmou, esta quinta-feira, no Luena, que o país está a ter uma evolução “muito interessante” em 2022 com as políticas macro-económicas, permitindo a retoma do curso da queda da inflação.

O responsável que falava à imprensa, no quadro de uma visita de trabalho que efectua na província do Moxico, disse que o país está a retomar o curso da queda da inflação que havia iniciado com programas de reformas macro-estruturais da economia nacional, interrompido em 2020, devido ao impacto da Covid -19.

Disse que apesar, ainda, da forte dependência de factores externos, a estabilidade cambial que o país regista nos últimos tempos tem contribuído para a queda da inflação.

Para além deste factor, disse que há, também, um conjunto de iniciativas que concorrem para o asseguramento de um crescimento controlado da massa monetária nacional, existindo equilíbrio entre os meios de pagamentos e o aumento da produção nacional, entre outros.

Segundo o governador, essas decisões macro-económicas do Executivo têm permitido a redução da inflação no país, apesar do contexto externo ser ainda  "desafiante".

No quadro da redução da pressão que se tem verificado na rede bancária nacional, fundamentalmente no final de cada mês, José de Lima Massano disse que o BNA pondera nos próximos tempos fazer uma diferenciação do período de “grandes pagamentos”, sendo que algumas instituições passarão a beneficiar do salário no meio e outros no fim de cada mês.

Disse que a medida visa tornar fácil e cómodo o acesso ao sistema financeiro, bem como permitir estabilidade na oferta de meios de pagamento e dos preços no mercado.

Adiantou que está, igualmente, em fase conclusiva, a constituição de uma plataforma integradora que está a ser testada pela Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), que permiterá o pagamentos móveis aos utilizadores.

Essas iniciativas, disse, vão juntar-se às acções em curso na rede bancária, mormente a expansão das caixas automáticos (ATM’s), e a permissão de levantamento nos Terminais de Pagamento Automático (TPA), para facilitar o crescimento dos pontos de atendimento.





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+