Caála - A directora regional centro do Banco Nacional de Angola (BNA), Rosalina Lopes Lima, considerou, esta sexta-feira, satisfatório o nível de adesão da população do município da Caála, província do Huambo, à Semana Global do Dinheiro.
Em declarações à ANGOP, no final do evento, decorrido desde a última segunda-feira, no âmbito da 13ª edição da Global Money Week (Campanha Global Anual de Sensibilização sobre Educação financeira), disse terem cumprido com os objectivos preconizados, voltados para a promoção da literacia financeira aos infanto-juvenis.
Informou que a aderência da população, tanto nas palestras e seminários, como na feira de sensibilização para abertura de contas bancárias, superou as expectativas do BNA.
Assinalou que esta afluência massiva demonstra que a população tem, cada vez mais, consciência sobre a importância dos bancos na segurança do dinheiro e na promoção da desenvolvimento social e económico.
Lembrou que a Semana Global do Dinheiro, decorrida sob o lema “ Pense antes de seguir, seja sábio com o teu dinheiro”, foi marcada com palestras sobre educação financeira e literacia digital, com o objectivo de promover o conhecimento em matérias do género.
Rosa Lima Lopes disse ter servido, igualmente, para dspertar sobre as implicações do surgimento de influenciadores financeiros e da inteligência artificial nos hábitos de consumo, na perspectiva de incentivar o uso consciente e seguro desses serviços.
A Semana global de dinheiro é uma actividade de iniciativa da Organização para a cooperação e desenvolvimento económico, ao nível do país, realizada pelo Banco Nacional de Angola, no âmbito do seu programa de educação e inclusão financeira.
A campanha promovida, anualmente, visa conscientizar os jovens para de forma, gradual, adquirirem conhecimentos, atitudes e habilidades necessárias para tomadas de decisões mais responsáveis e sólidas, em prol do bem-estar e resiliência financeira. MLV/ALH