Luanda - O governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, prometeu, esta terça-feira, trabalhar para manter a estabilidade dos preços na economia em 2022.
Para o ano eleitoral que se avizinha, José de Lima Massano disse que se vai continuar a colocar à disposição os meios e instrumentos disponíveis para se manter estabilidade de preços na economia.
O gestor fez essas declarações numa conferência de imprensa, no final da última reunião, deste ano, do Comité de Política Monetária, que analisou o comportamento recente e as perspectivas dos principais indicadores económicos.
Para 2022, o BNA prevê uma taxa de inflação média de 18%, contra os 25% do presente ano.
Para o mercado, prevê-se taxas de inflação mensais mais reduzidas, apontando-se alguns factores influenciadores, como a suspensão temporária dos direitos aduaneiros, a redução do imposto sobre o valor acrescentado (IVA) de 14 para 7%, entre outras medidas.
Mas ainda assim, lembra que os preços dos bens alimentares estabelecidos pelas grandes commodities do ramo alimentar continuam altos, facto que impacta nas economias dependentes das importações, como é o caso de Angola.
De acordo com dados do INE- Instituto Nacional de Estatística, a inflação medida pelo Índice de Preços no Consumidor Nacional (IPCN) registou uma ligeira desaceleração em relação ao mês de Setembro (2,18%), tendo-se fixado no mês de Outubro em 2,06%.
A taxa de inflação homóloga situou-se em 26,87%, impulsionada pela contribuição da classe de Alimentação e Bebidas não-alcoólicas, cuja variação foi de 33,55%.
Não obstante a ligeira desaceleração verificada, persistem aında pressões inflacionárias na economia, prevendo-se um cenário de inflexão na trajectória da inflação a partir de 2022, pelo que o BNA prevê que se mantenha o curso restritivo da política monetária no curto prazo.
Da análise efectuada do comportamento dos indicadores económicos mais recentes, o Comité de Política Monetária decidiu manter a taxa de juro do BNA em 20%, a taxa de juro de facilidade permanente de cedência de lıquidez em 25%, a de absorção de liquidez de sete dias em 15%, bem os coeficientes das reservas obrigatórias em 22