Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BNA aposta na massificação dos pagamentos

     Economia              
  • Luanda • Terça, 04 Outubro de 2022 | 13h59
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Banco Nacional de Angola é a entidade reguladora das políticas monetárias do país (Foto ilustração)
Francisco Miúdo

Luanda - O Banco Central está empenhado na massificação dos pagamentos electrónicos e garantir maior inclusão financeira no país, disse hoje, em Luanda, a directora do Departamento de Sistemas de Pagamentos do Banco Nacional de Angola (BNA), Cristina Caniço.

Ao dissertar sobre “Sistemas de Pagamentos – Tendências e Desafios”, no ciclo de seminários do BNA, dirigido aos jornalistas, sublinhou que, além da massificação, o BNA tem igualmente trabalhado na estabilidade do sistema financeiro.

Cristina Caniço diz que o BNA aposta na garantia da estabilidade do sistema financeiro, porque sistemas modernos mitigam riscos de fraude.

Segundo a directora, o Banco Central reforça o diálogo, monitoria e avalia todo sistema financeiro e os seus envolvidos, para induzir mudanças significativas.

Realçou o funcionamento de sistema de pagamento com segurança e eficiência, tendo o facto de que a Lei dos Sistemas de Pagamentos assegura o cumprimento dos objectivos de interesse público, relacionado com a fiabilidade operacional das infra-estruturas, eficiência, transparência e segurança, para mitigar os riscos inerentes ao sistema de pagamento no mercado financeiro.

Explicou que o sistema de pagamento é um conjunto de regras, procedimentos que permite a transferência de fundos entre instituições participantes como bancos, operadores e prestadores de serviços.

De acordo com a responsável, o BNA tem estado a trabalhar com a EMIS para desenvolver o sistema de transferências instantâneas, tendo o banco implementado uma nova funcionalidade de pagamento em tempo real, que “é o 24/07 que permite trabalhar 24 horas ao dia e 7 dias na semana, ferramentas que modernizam o sistema de pagamento para assegurar sempre o serviço público e mitigação de risco”.

Quanto à infra-estrutura do Mercado Financeiro, detalhou que comporta um sistema multilateral, entre as instituições participantes, incluindo o operador do sistema, utilizado para efeitos de compensação, liquidação, registo de pagamentos, valores mobiliários ou outras transacções financeiras, nomeadamente sistemas de pagamento, sistema de liquidação de valores mobiliários, centrais de depósito de título, contrapartes centrais e repositórios de transacções.

Os pagamentos móveis são transacções realizadas por meio do uso de um dispositivo portátil, como um smartphone ou um tablet. 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+