Luanda - O Banco Nacional de Angola (BNA) aplicou processos sancionatórios, avaliados em 1 milhão e quarenta mil kwanzas, a 50 instituições entre Financeiras Bancárias (IFB) e Financeiras Não Bancárias (IFNB).
Segundo uma nota do Banco Central, as sanções fazem referência aos procedimentos de averiguação e acção sancionatória, no período de 1 Julho a 30 de Setembro de 2022.
O BNA diz que dos 50 (cinquenta) processos concluídos, 40 (quarenta) correspondem às Instituições Financeiras Bancárias (IFB), dos quais 12 (doze) processos sancionatórios incidiram sobre titulares de funções e/ou de cargos de gestão relevantes.
Adicionalmente, lê-se no documento, 10 (dez) processos sancionatórios corresponderam a Instituições Financeiras Não Bancárias (IFNB).
Segundo o Banco Central, como medidas foram aplicadas a suspensão da actividade de execução de Operações Cambiais, por um período de 45 dias, revisão do Manual de Políticas e Procedimentos de Controlo Interno, bem como publicação das medidas aplicadas