BNA aborda estratégias integradas para o crescimento do sector produtivo

     Economia              
  • Malanje • Quinta, 23 Maio de 2024 | 20h33
Banco Nacional de Angola
Banco Nacional de Angola
Pedro Parente-ANGOP

Malanje- Um Fórum Regional sobre a “Dinamização da Economia Angolana: Estratégias para o Crescimento dos Sectores Produtivo e Habitacional em 2024” foi promovido hoje, pelo Banco Nacional de Angola (BNA), com vista a identificar as principais barreiras ao crédito.

O evento, que juntou agentes económicos, representantes de bancos comerciais, e do Sistema Financeiro Angolano, enquadra-se no âmbito do plano estratégico do BNA, denominado “Libongo 2024”, tem ainda por finalidade propor oportunidades que contribuam para a sustentabilidade económica do país.

Durante o fórum, a directora regional nordeste do BNA, Isabel Gomes, frisou que, enquanto banco central, a instituição tem entre outras atribuições, a criação de estratégias que assegurem o acompanhamento e monitoramento da concessão de crédito, independentemente da sua natureza e finalidade.

Pontualizou que, fruto desta actuação, até o primeiro trimestre do ano, o montante de crédito ao sector real da economia ao abrigo do aviso 10/2022, de 6 de Abril, foi de 1,14 mil milhões de kwanzas, representando 88 por cento da carteira de crédito destinado ao sector produtivo.

Disse que tais números ainda estão aquém do que se pretende, pelo que esforços continuam a ser empreendidos, com vista a facilitar o acesso ao crédito, mediante a criação de condições regulamentares e operacionais eficientes, com vista o aumento da produção nacional e a redução das importações.

Justificou que, em função destas variáveis, o BNA leva a cabo encontro para promover discussões sobre a operacionalização do crédito, enquanto uma ferramenta primordial para a dinamização dos sectores imobiliário e produtivo, tendo em vista a concretização das perspectivas das empresas e famílias angolanas.

Orientado pelo Gabinete de Acompanhamento de Crédito do BNA, o encontro teve duração de algumas horas e nele foram debatidos temas como Financiamento Inovador para o Desenvolvimento Habitacional e Fomento do Crescimento Produtivo através de Parcerias Estratégicas, entre outros. 

Malanje é a segunda província a acolher este fórum, depois do Uíge. O próximo encontro vai decorrer em Benguela. ACC/PBC





Notícias de Interesse

PR regressa ao país

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 17h09

Angola produz óleo alimentar acima de cem por cento

 Segunda, 16 Setembro de 2024 | 16h46

+