Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

BM quer maior divulgação do Projecto Diversifica Mais

     Economia              
  • Luanda • Quinta, 05 Dezembro de 2024 | 17h23
Representante do Banco Mundial, Juan Carlos Alvarez
Representante do Banco Mundial, Juan Carlos Alvarez
PEdro Parente-ANGOP

Luanda - O representante do Banco Mundial (BM) em Angola e São Tomé e Príncipe, Juan Carlos Alvarez, defendeu, esta quinta-feira, em Luanda, o reforço das campanhas de divulgação do projecto "Diversifica Mais", de modo a acelerar o acesso ao financiamento para dinamizar as infra-estruturas do Corredor do Lobito.

O referido projecto surge no quadro da aceleração da diversificação económica e do fomento do emprego e tem como foco as empresas localizadas ao longo do Corredor do Lobito, concretamente a ligação entre as províncias de Benguela, Huambo, Bié e Moxico.

O Diversifica Mais visa a criação de emprego para as micro, pequenas e médias empresas, no valor de 300 milhões de dólares, bem como a capacitação de cerca de 12 mil empresas que operam ao longo do do corredor ferroviário e económico, que vai do porto do Lobito até à República Democrática do Congo e norte da Zâmbia.

Falando num evento denominado “Matabicho com a Imprensa”, o representante do BM sublinhou ser importante a promoção de mais campanhas para que as Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) possam ter conhecimento do referido projecto e beneficiar do seu financiamento.

Juan Carlos Alvarez adiantou que o BM conta, actualmente, com uma carteira de 20 projectos de diferentes montantes, sendo que 18 estritamente para Angola e outros dois implementados através da região.

Os projectos, disse, com destaque nas áreas da educação, saúde, produção agrícola e protecção social, têm um valor global estimado em 4.6 mil milhões de dólares americanos.

Por outro lado, fez saber que a equipa técnica do BM tem analisado um crescimento do país estimado 3.2% do PIB, para o ano 2024.

"A perspectiva de crescimento para 2025 foi 2.8%, mas também pode mudar. No começo deste ano tínhamos uma previsão de 2.8%, agora no final do último mês (Dezembro) já subiu para 3.2%", realçou.

Falou ainda da visita ao país do presidente americano, Joe Biden, considerando ser um sinal de confiança e voto positivo dos Estados Unidos para se investir cada vez mais em Angola.

O Corredor do Lobito é uma rota estratégica para a dinamização das potencialidades da diversificação económica da República de Angola. A linha férrea de Benguela percorre 1.344 quilómetros desde o porto do Lobito até ao Luau, província do Moxico, zona fronteiriça com a RDC.

O CL atravessa quatro províncias angolanas, Benguela, Huambo, Bié e Moxico), ligando 40 por cento da população do país, potenciando investimentos de grande envergadura na agricultura e comércio. E as quatro províncias atravessadas pelo Corredor do Lobito fundamentais para o desenvolvimento agrícola com cadeias de valor em cereais como o milho, soja, trigo e arroz, tubérculos, feijões, legumes e frutas.

O Corredor do Lobito é internacionalmente conhecido como a rota dos 2 oceanos, dado que liga por terra o Atlântico e o Índico. Por conseguinte, é a principal rota alternativa para os mercados de exportação de países como a Zâmbia e a RDC, pois que, oferece uma rota mais curta para as principais regiões mineiras dos dois países encravados pelo Oceano Índico.

O Corredor do Lobito vai criar oportunidades para o desenvolvimento de pequenos negócios adjacentes ao transporte ferroviário e uma alternativa ferroviária competitiva face ao transporte rodoviário, um pressuposto que faz sentido para o Projecto “Diversifica Mais”.HM/ASS

 





Notícias de Interesse

BOLETIM INFORMATIVO DA CÓLERA

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h53

Recrutamento militar começa a 13 de Janeiro

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h35

Huíla regista redução de crimes em 2024

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 15h15

Governador promete contínuo investimento na cultura

 Quinta, 09 Janeiro de 2025 | 14h54

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+