Uíge – Cinquenta e dois milhões 79 mil 908 Kwanzas foram disponibilizados pelo Banco Mundial (BM), para a produção de sabão artesanal nas 191 escolas do ensino primário na província do Uíge.
De acordo com a directora provincial do Gabinete da Educação, o valor vai ajudar as autoridades na prevenção da propagação da Covid-19 e na higienização dos menores, que, a 10 de Fevereiro, reiniciam as aulas no ensino primário.
Fernanda Mulelo, que falava esta segunda-feira à ANGOP sobre os preparativos para a retoma das aulas, explicou que a distribuição dos valores será em função do número de escolas que cada município possui.
Informou que 62 auxiliares de limpeza das 191 escolas primárias da província do Uíge beneficiaram, recentemente, de formação sobre técnicas de fabrico de sabão, uma iniciativa do Ministério da Educação.
A medida, disse, visa facilitar a implementação da lavagem das mãos com água e sabão nas escolas, assim como ajudar nas acções de limpeza diária nas escolas da província.
A província do Uíge matriculou, para o presente ano lectivo, 343 mil 335 alunos do ensino primário em 191 escolas, onde trabalham seis mil e 688 professores.