Lubango – Vinte e sete milhões de Kwanzas é o valor disponibilizado pelo Banco Mundial (BM), para aquisição de equipamentos destinados à potencializar 200 empreendedores de 15 cooperativas do Lubango, na Huíla.
O montante chegará aos visados através do Fundo de Apoio Social (FAS) e o Fórum Angolano de Jovens Empreendedores (FAJE).
A iniciativa, enquadra-se no projecto “Visão para o Futuro”, com objectivo de inserir, a nível do país, um maior número de jovens de famílias carenciadas, no mercado do auto-emprego.
As cooperativas vão empreender nas áreas de carpintaria, serralharia, escoamento de produtos do campo, transformação de frutas e criação de diversas espécies de plantas.
Em declarações à Angop, nesta quinta-feira, à margem do acto de apresentação do Projecto “Visão Para o Futuro”, o coordenador regional Sul do FAJE, Piedade Pena, avançou que as inscrições dos beneficiários já foram realizadas.
Depois desse processo, continuou, serão formalizados os projectos, promover-se-á formação em diversas áreas e, por último, a entrega do financiamento, a razão de um milhão e 800 mil Kwanzas para cada cooperativa, convertidos em meios de trabalho. O reembolso será feito em um ano, mas em apenas 50%.
“O país conta connosco e só é possível com jovens dedicados, disciplinados e capazes de poderem contribuir com a sua obrigação fiscal e é nosso dever, como força motriz, contribuir económicamente e é importante que multipliquemos o valor a receber, criando caminho para outros beneficiários”, realçou.
Desta feita, sublinhou que com o esses 200 jovens a meta é atingir pelo menos a mil empregos directos na província, logo, no primeiro trimestre, e espera que esses equipamentos sirvam mesmo para fomentar o empreendedorismo e auto emprego.