Cabinda – O bispo da Diocese de Cabinda, Dom Belmiro Chissengueti, apelou esta quinta-feira, à participação massiva dos cidadãos ao Censo Geral da População e Habitação 2024, que começa no dia 19 de Setembro, no país.
Em declarações à imprensa, à saída de uma audiência que lhe foi concedida pela governadora de Cabinda, Suzana de Abreu, o prelado católico destacou a importância do censo na implementação de políticas públicas por parte do Executivo.
Afirmou que o censo é um exercício periódico feito por todos os países, com vista a aferir o número exacto dos habitantes de uma determinada nação e, em função disto, gizar políticas públicas que visam satisfazer as necessidades das populações.
“Apelamos aos angolanos para prestarem todas as informações necessárias aos agentes censitários, quando chegar esse momento”, apelou o bispo, acrescentando que o censo é um exercício patriótico e de cidadania.
Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) em Cabinda, indicam que durante o processo de actualização da malha cartográfica foram visitadas 2.213 secções censitárias, 201.777 habitações familiares, 721 habitações colectivas, 7.956 serviços e cerca de 427 localidades. ING/JFC/JL