Malanje- Quinhentas toneladas de açúcar são produzidas diariamente pela Companhia de Bioenergia de Angola (BIOCOM), para atender as necessidades do país, informou hoje, segunda-feira, o coordenador de gestão de stock da empresa, Valdemiro Filipe.
Esta cifra, de acordo com o responsável, satisfaz 40 por cento do consumo nacional e poupa divisas do Estado com a importação deste produto.
Falando durante uma visita de deputados do círculo de Malanje à unidade, Valdemiro Filipe disse que esta produção corresponde a 30 mil sacos de 1 kg e 15 mil sacos de 50 kg, que são vendidos nas maiores superfícies comerciais do país, com destaque para Luanda.
Fez saber que a fábrica conta com dois armazéns com capacidades de armazenamento de 85 mil toneladas e 75 mil toneladas de açúcar.
Por sua vez, o gerente agrícola da BIOCOM, Fernando Pitra disse que nesta altura estão cultivados 30 mil hectares de cana-de-açúcar, com previsão de colheita de cerca de 1,3 milhões de toneladas de açúcar, até Novembro deste ano.
Enquanto isso, a coordenadora dos deputados de Malanje, Ana da Purificação considerou satisfatório o nível de produção, pois para além de açúcar fornece também etanol para as indústrias do país.
Por outro lado, a parlamentar mostrou-se preocupada pelo facto de não se sentir o impacto directo do açúcar da BIOCOM à mesa dos consumidores, a partir dos mercados informais e formais de Malanje.
A par do açúcar a Companhia produz igualmente 16 mil metros cúbicos de etanol e 16 mil megawatts de energia/dia e prevê atingir nos próximos anos uma produção de mais de 200 mil toneladas de açúcar.
A BIOCOM está localizada no pólo Agro-industrial de Capanda, no município de Cacuso e conta com mais de 5 mil trabalhadores.RM/NC/PBC