Lobito – Dez mil toneladas de arroz, em big bags, estão a ser descarregadas, esta sexta-feira, no Porto do Lobito, província de Benguela, à luz do Decreto Presidencial 61/23, constatou a ANGOP.
No navio, denominado “Transocean”, de nacionalidade liberiana, vieram igualmente dez mil toneladas de arroz em sacos de 25kg, provenientes da Índia, tudo importado pela empresa “Carrinho”.
De acordo com a administradora comercial do Porto do Lobito, Janet Matana, esta forma vai aumentar a eficiência operacional, porque exige menos esforço de estiva e consequentemente reduz os custos de operação.
“Para os importadores, também é uma mais-valia, porque as cargas em big bags e a granel, em termos de tarifas, têm valores mais reduzidos comparados à sacaria”, explicou a gestora do Porto.
Dados oficiais da empresa indicam que ela tem capacidade de descarga de duas mil e 700 toneladas por dia, com o escoamento efectuado com o apoio de camiões apropriados para o transporte de big bags (sacos grandes), para assistência aos navios e para armazenamento.
Relativamente a operação a granel, o Porto tem capacidade para armazenagem de carga através de silos para cereais, para mais de 20 mil toneladas, tendo beneficiado recentemente de obras de reabilitação.
Desde a entrada em vigor do Decreto Presidencial 61/23, este é o segundo carregamento em big bags. O primeiro foi de nove mil, 876 toneladas de fertilizantes, importados pela empresa Vera Nova.