Lobito - O governador da província de Benguela, Luís Nunes, afirmou esta sexta-feira, na cidade do Lobito, que a Refinaria e o Corredor do Lobito, quando entrarem em funções, podem tornar a província no maior centro logístico do país.
Falando à imprensa, Luís Nunes lançou o repto aos empresários nacionais e estrangeiros para estarem atentos às oportunidades de investimento nesta parcela do território nacional.
Em relação à cerimónia de assinatura de contratos para a construção da Refinaria do Lobito, entre a SONANGOL e a China Chemicals Engineering Company (CNCEC), disse, convicto, que vai proporcionar muito emprego para a juventude, com prioridade para os da província.
A Refinaria do Lobito está localizada a cinco quilómetros a norte da cidade do Lobito e foi projectada para produzir 200 mil barris por dia.
Quanto aos produtos projectados para ali serem produzidos, figuram a gasolina, o gasóleo, o Jet-A1 e o LPG (Gás Liquefeito de Petróleo).
"Há muito que esperavamos por este projecto impactante, que se efectiva passo a passo e vai se tornando numa realidade, que de certa forma contribuirá para a modernização de tão importante sector do nosso país" afirmou.
Questionado sobre a possibilidade de pequenas empresas poderem auxiliar a indústria petrolifera, Luís Nunes confirmou o facto, alegando que muitos serviços serão terceirizados.
"Um projecto desta dimensão envolve sempre muita gente", afirmou.
Ainda sobre este aspecto, Luís Nunes contou que tem conversado com os empresários locais no sentido de estarem atentos a qualquer tipo de investimento que se faça na província.
A província de Benguela tem uma extensão geográfica de 39 mil, 827 quilómetros quadrados e dez municípios. A sua população é estimada em dois milhões e 33 mil habitantes (censo de 2014). TC/CRB