Luanda - Os criadores tradicionais de gado na província de Benguela têm assegurado pacotes para suportar o investimento, no âmbito do apoio institucional prestado à “classe” pelo governo local.
A garantia foi dada, este sábado, pelo governador provincial, Luís Nunes, à margem das celebrações do “Dia do Criador de Gado”, cujo acto teve lugar na província do Cuanza-Norte.
Segundo o governante, que realçou a existência de pacotes para suportar o investimento dos produtores em todo país, com taxas reduzidas, o apoio prestado em Benguela passa, entre outros, por melhorar a manada, introduzindo machos de outras "tribos" para aumentar a produção de gado nesta região.
Para que o processo seja o mais abrangente possível, chamou a atenção aos criadores para maior união da classe.
Considerou necessário melhorar o cruzamento para repovoar cada vez mais o país, um processo que Benguela, por sua vez, já está a fazer.
Em relação ao Planalto de Camabatela, sublinhou que a região sempre foi de grande produção de gado, pois tem todas as condições, incluindo muito pasto, e defendeu mais investimentos nesta zona.
Com uma área de 12 mil quilómetros quadrados, o Planalto de Camabatela é uma região rica na produção animal, com condições propícias para o desenvolvimento da agro-pecuária, a bovinicultura de corte e a criação de pequenos ruminantes.
A zona beneficiou de um projecto de repovoamento animal tendente a torná-la auto-suficiente na produção de bovinos.
Para celebrar o “Dia do Criador de Gado”, assinalado este sábado, actores do sector pecuário, entre membros de cooperativas e investidores, reuniram-se na localidade de Camabatela (Cuanza-Norte), tendo partilhado o que de melhor se produz no país quanto a criação animal e segurança alimentar. HM/VC